Mongólia Partida Especial | 11 Dias desde 6079.00 €
Visto Obrigatório (Isenção até final de 2025)
Os cidadãos portugueses necessitam de visto para entrar na Mongólia (Isenção até final de 2025). Sendo portador do que se denominada de Carta de Convite, fornecidade por um agente local, pode-se obter o visto à entrada no aeroporto de Ulan Bator. Por favor ter em conta que o passaporte deve ter uma validade mínima de 6 meses à data de entrada no pais.
2 - Vacinas
As condições sanitárias e médicas são medíocres na Mongólia, sobretudo fora da capital. Verificam-se casos de tuberculose e hepatite B. A febre aftosa e brucelose são endémicas. Registam-se igualmente casos de raiva. Apesar de não serem obrigatórias, deverá verificar se as vacinas de base estão em dia. Deverá ainda evitar consumir produtos alimentares crus ou pouco cozidos, especialmente as carnes e ovos.
3 - Moeda
A moeda local é o Tugrik (MNT). Os cartões de crédito são pouco aceites na Mongólia mas esta situação tem vindo a melhorar: em alguns hotéis e zonas comerciais, na capital, existem máquinas automáticas.
4 - Idioma
A língua oficial é o Khalkha Mongol. No entanto existe já um número apreciável de pessoas que fala o inglês.
5 - Diferença Horária
UTC/GMT +8h
6 - Eletricidade
220 V / 50 Hz, tomadas tipo C e E.
7 - Clima
Clima continental extremo que se caracteriza por grandes amplitudes térmicas e por fortes variações da pressão atmosférica. Mesmo no verão, devido à altitude, as noites poderão ser muito frias. Deverá estar preparado para todas as condições.
Itinerário
1º Dia – LISBOA / CIDADE DE LIGAÇÃO / ULAN BATOR
Comparência no aeroporto 120 minutos antes da hora de saída. Formalidades de embarque e partida em voos regulares com destino a Ulan Bator, via uma ou duas cidades de ligação. Noite a bordo.
2º Dia – ULAN BATOR
Chegada às primeiras horas da manhã, receção e transporte para o Hotel Best Western Premier Tuushin (5*) ou similar. Ulan Bator, capital da Mongólia, fundada em 1639, a maior e quase a única cidade do país, 40% da população do país vive aqui. Tal como metade da população da Mongólia, a sua capital, Ulan Bator, é também uma cidade nómada. A cidade mudou de local mais de 20 vezes ao longo dos últimos 350 anos, antes da atual localização. Encontrando-se num vale delimitado por 4 picos sagrados, incluindo a montanha Bogd Khan a sul. Resto do dia livre para descansar ou para iniciar a descoberta da cidade. Alojamento.
3º Dia – ULAN BATOR
Pequeno-almoço no hotel. Logo ao início da manhã encontro no lobby do hotel com o guia local. Saída do hotel para a visita dos principais pontos da cidade de Ulan Bator, com destaque para o Mosteiro de Gandan, onde se encontra uma estátua dourada de Megjid Janraisag com 26 metros de altura. Segue-se o Museu de História Nacional, com obras de grande valor e representativas das tradições Mongóis e da construção do Império de Gengis Khan; e um passeio na Praça Central Sukhebaatar. Almoço em restaurante. Regresso ao hotel e alojamento.
4º Dia – ULAN BATOR / KARAKORUM
Pequeno-almoço no hotel. De manhã encontro no lobby e saída de Ulan Bator em direção à região da Mongólia Central, através das estepes ondulantes (cerca de 5h de viagem). Paragem na região das Montanhas Rochosas do Parque Nacional Khugnu Khan para se visitar as ruínas do Mosteiro Erdene Khamba. Almoço no trajeto. Continuação da viagem até Karakorum, onde se visitará o Museu de Karakorum, com interessantes objetos encontrados nas ruínas de Karakorum por uma expedição conjunta mongol-germânica. Durante a visita serão dadas algumas informações sobre este local, bem como do Vale do Rio Orkhon, Património Mundial da UNESCO. De seguida transporte para o nosso acampamento tradicional Ger, composto por tendas típicas dos mongóis nómadas, também conhecidas por iurtas. Introdução ao modo de como permanecer num Ger mongol (alojamento confortável, mas básico). À noite, caminhada até aos Memoriais Turtle Stone e à Pedra Fálica. Regresso ao acampamento Ger, jantar e descanso. Alojamento num Ger privado com casa de banho.
5º Dia – KARAKORUM (MONGÓLIA CENTRAL)
Pequeno-almoço no acampamento. De manhã, saída do acampamento para se visitar o Mosteiro de Erdene Zuu, o mais antigo mosteiro Budista da Mongólia, fundado em 1586. Possibilidade de participar nas orações e cânticos matinais no mosteiro. Visita ainda às relíquias ao ar livre do santuário dos Khaans, do séc. XIII. Por último, visitaremos uma família nómada, para conhecer o seu modo de vida e experimentar os seus produtos. Aula de culinário e almoço. Regresso ao acampamento, jantar e alojamento.
6º Dia – KARAKORUM / BAYANZAG FLAMING CLIFFS (DESERTO DE GOBI)
Pequeno-almoço no acampamento. Pelas 08h30 dirigimo-nos até ao conhecido Deserto de Gobi pelas estepes do Médio Gobi. Almoço durante o trajeto. De seguida partimos para Bayanzag Flaming, local onde o explorador americano Roy Chapman Andrews encontrou ovos de dinossauro pela primeira vez. Iremos à descoberta da região de Bayanzag Flaming Cliffs. Visitaremos Bayanzag a pé ou de carro. Admire o deserto e as formações únicas da natureza. Explore os vestígios de dinossauros e caminhe pela floresta de saxaul, arvore que se encontra nos desertos áridos de sal da Ásia Central. Transporte para o nosso acampamento tradicional Ger, composto por tendas típicas dos mongóis nómadas, também conhecidas por iurtas. Jantar e alojamento num Ger privado com casa de banho.
7º Dia – DUNAS E OÁSIS DE KHONGOR (DESERTO DE GOBI)
Pensão completa no acampamento. Excursão de dia inteiro pelas dunas de areia de Khongor, as maiores e mais belas dunas de areia da Mongólia, que se estendem por 200 km no deserto árido de Gobi. Partida para a região das dunas em Khongoriin, cerca de 3 horas de viagem, passando por extensas zonas de deserto a perder de vista, onde as montanhas distantes se vislumbram no horizonte. Gers isolados e nômadas nos seus camelos, o solo do deserto repleto de rochas coloridas e minerais incomuns, este é o Gobi no seu melhor. Serão efetuadas diversas paragens para tirar fotografias das paisagens e das pessoas. Oportunidade para desfrutar de um curto passeio de camelo num criador de camelo nômada (Opcional). Regresso ao acampamento e descanso.
8º Dia – GOBI DO SUL
Pequeno-almoço no acampamento. Saída pelas 11h para a visita o desfiladeiro de Yoliin Am, no lindíssimo Parque Nacional de Gobi Gurvan Saikhan. O Parque Nacional Gurvan Saikhan em Gobi é assim conhecido devido às montanhas Gurvan Saikhan (As três belezas do Gobi) e estende-se por uma área de 27.000 Km2, sendo o maior parque nacional do país. A área protegida abrange uma grande parte do vasto deserto de Gobi e é o último refúgio para muitos exemplares da antiga fauna da Ásia Central, sendo que algumas das espécies estão em vias de extinção. O parque é abundante em vida selvagem, como: leopardo da neve, gazela selvagem, abutres, lagartos, lince, e o Mazaalai (o urso de Gobi). Aprecie a beleza matinal nas montanhas. Desfrute de uma caminhada no desfiladeiro de Yolyn Am para observação da vida selvagem. Almoço num acampamento Ger nas proximidades. Visite os petróglifos de Khavtsgait antes de regressar ao acampamento. Jantar e alojamento no acampamento.
9º Dia – GOBI DO SUL / TSAGAAN SUVARGA
Pequeno-almoço no acampamento. Inicio da viagem de regresso para a capital. No trajeto, paragem em Tsagaan Suvarga, uma das fascinantes formações naturais de penhascos que no passado longínquo foi o fundo do mar. Lugar admirável e deslumbrante durante o período do nascer e do pôr do sol. Almoço num acampamento Ger nas proximidades. Transporte para o nosso último acampamento tradicional Ger, composto por tendas típicas dos mongóis nómadas, também conhecidas por iurtas. Jantar e alojamento num Ger privado com casa de banho.
10º Dia – TSAGAAN SUVARGA / ULAN BATOR
Pequeno-almoço no acampamento. Transporte de regresso a Ulan Bator, paragem no caminho para almoço num restaurante. Após a chegada à capital da Mongólia, visita do Palácio de Bogd Khan, residência do último rei da Mongólia e ao Memorial Zaisan, localizado numa colina a sul da cidade e donde se tem uma ótima perspetiva de Ulan Bator. Jantar em restaurante típico com espetáculo folclórico. Alojamento no Hotel Best Western Premier Tuushin (5*) ou similar.
11º Dia – ULAN BATOR / CIDADE DE LIGAÇÃO / LISBOA
Pequeno-almoço no hotel (dependendo do horário do voo). Em hora a indicar localmente transporte para o aeroporto. Formalidades de embarque e partida em voos regulares com destino a Lisboa, via uma ou duas cidades de ligação. Chegada ao final da noite.
FIM DA VIAGEM
(*) Isenção de visto de entrada para portugueses até ao final de 2025
Inclui:
Passagem aérea em classe económica para o percurso Lisboa / Cidade de Ligação / Ulan Bator e volta, em voos regulares, com direito ao transporte de 20 Kg de bagagem (1 mala);
3 noites de alojamento no Hotel BW Premier Tuushin (5*) ou similar, incluindo o pequeno-almoço;
6 noites de alojamento em acampamentos confortáveis Ger, em tendas (iurtas) privadas com casa de banho, incluindo o pequeno-almoço;
15 Refeições (8 Almoços + 7 Jantares);
Fornecimento diário de água mineral durante as visitas;
Todos os transportes como indicado no programa;
Guia local em espanhol do 3º ao 10º dia;
Todas as visitas e entradas mencionadas no itinerário;
Passeio a cavalo em no Desfiladeiro de Yoliin (1h) e de camelo em Khongor (1h);
Cartão SIM turístico com 10Gb;
Assistência local pelo nosso representante;
Todos os impostos aplicáveis;
Taxas de aeroporto e combustível;
Seguro Multiviagens PVFM Premium5K+CIV.
Não inclui:
Bebidas às refeições e Gratificações (bagageiros, motorista, guia e restaurantes);
Despesas de carácter pessoal e tudo o que não esteja como incluído de forma expressa;
Visto obrigatório de entrada na Mongólia (aproximadamente USD 40, isenção até final de 2025).
Notas:
Notas Importantes: Os valores apresentados poderão sofrer eventuais alterações até à data da emissão dos documentos em caso de significativas oscilações cambiais, de custos de combustível e/ou taxas.
Visto Obrigatório (Isenção até final de 2025)