Belezas do Báltico e Helsínquia | 10 Dias desde 1656.00 €

O ouro do Báltico é a melhor forma de designar a riqueza deste circuito que nos oferece uma amostra das jovens capitais bálticas. As capitais Bálticas esforçam-se por se emanciparem, revelando personalidade própria e fazendo relatos de tempos lendários. Cidades e povos bem simpáticos, belos castelos, lagos, palácios e com uma arquitetura de arte nova que surpreende. E não podemos esquecer-nos de Helsínquia, também conhecida como "A Filha do Báltico".

Lituania, Letónia e Estónia

1 - Requisitos de entrada

Os cidadãos portugueses necessitam de Cartão de Cidadão para visitar o país.

2 - Vacinas

Não é necessário a toma de qualquer de vacinas. O Cartão Europeu de Saúde é aceite na rede de unidades de saúde e hospitais públicos.

3 - Moeda

A moeda oficial é o euro (EUR). Os cartões de débito e de crédito são aceites na grande maioria dos hotéis, restaurantes, lojas e outros estabelecimentos comerciais. A rede ATM tem uma boa cobertura em todo o território.

4 -  Diferença Horária

UTC/GMT +3 hora

5 - Eletricidade

220 V e 125 V, 50 Hz 

6 - Clima

Com variações térmicas consideráveis. Os verões são quentes e a primavera e o outono são geralmente suaves. O inverno, que vai de novembro a meados de março, pode ser bastante frio. A melhor época para visitar a estes paises é no final da Primavera e no Verão (Maio a Setembro), que são os meses mais quentes, embora possam ocorrer aguaceiros neste período. Sendo esta a época do ano mais chuvosa, é aconselhável levar guarda-chuva e impermeável na bagagem, mas também um agasalho, já que pode arrefecer nalgumas noites de Verão. Se o factor mais importante for a beleza da paisagem, então as estações da Primavera e do Outono são as mais fascinantes, dadas as cores que cobrem todo o território.


Finlândia

1 - Requisitos de entrada

A partir do dia 1 de Julho os procedimentos fronteiriços para a entrada de pessoas na Finlândia passaram a realizar-se de forma idêntica à que vigorava antes da pandemia de Covid-19, devendo os viajantes apresentar documentos de viagem válidos e, se necessário, vistos.

Deixou de ser necessário apresentar certificados de vacinação ou de realização de testes negativos à Covid-19 os quais deixaram, também, de ser realizados nos postos de fronteira.

As orientações gerais da Guarda de Fronteiras para os viajantes estão acessíveis aqui: https://raja.fi/en/guidelines-for-travellers

Apesar dos documentos não serem inspecionados quando se atravessa uma fronteira interna da área Schengen, continua a ser necessário para todos os cidadãos da UE, portugueses incluídos, o viajar com passaporte ou cartão de cidadão/bilhete de identidade. As Autoridades (polícia, serviços de imigração, guarda-fronteiras) dos Estados Schengen têm o direito, caso seja necessário, de pedir e inspecionar os documentos de identificação.

2 - Vacinas

Em geral o sistema de saúde finlandês é bom.

São aplicadas as regras comunitárias. O formulário E111 já não é válido e, no seu lugar, deve ser obtido, antes de sair de Portugal, o Cartão Europeu de Seguro de Doença (CESD), que pode ser pedido junto do seu Centro Distrital de Segurança Social.

Informações médicas 24 horas: ligue 00358 910023 ou consulte: www.0910023.fi.
Intoxicações: em caso de emergência ligue 471977.

Embora não sejam exigidos certificados internacionais de vacinas aos viajantes, antes de viajar certifique-se de que todas as vacinas adequadas estão em dia.

3 - Moeda

A unidade monetária é o euro.

Os Bancos estão abertos
- de 2.ª a 6.ª feira das 10h às 16.30h;
- no aeroporto, todos os dias das 10h às 16.30h (na área de serviços do T2);
- no terminal marítimo de Helsinki-Katajanokka das 9h às 18.00h.

Para levantar dinheiro em caixas automáticas, procure:
- um letreiro com indicação OTTO.

Na Finlândia são geralmente aceites os seguintes cartões: Visa, Visa Electron, MasterCard, Maestro, Cirrus e Plus.

4 - Língua

Existem duas línguas oficiais: o finlandês - falado por 91% da população - e o sueco - falado por 5,4%. Na Lapónia existe uma pequena minoria, cerca de 1700 pessoas, que falam o lapão (sámi).

Nos grandes centros o turista fluente em inglês não encontrará grandes dificuldades em se fazer compreender.

5 - Diferença horária

GMT/UTC +2

6 - Eletricidade

230V /  50 Hz, tomadas tipo C e F

7 - Clima

Situada entre as latitudes 60° e 70° Norte, a Finlândia tem verões moderadamente quentes e Invernos frios. Helsínquia, situada na costa sul tem uma temperatura máxima média de +17,6ºC (Julho) e de -4ºC (Fevereiro). Ocasionalmente as temperaturas podem subir no verão aos +30°C ou o termómetro descer no Inverno para –25°C. Em 2014 as temperaturas extremas foram, para o dia mais frio, -40.7ºC em Utsjoki, e para o dia mais quente +32.8ºC em Pori.

Itinerário

1º Dia – PORTO ou LISBOA / VILNIUS   
Comparência no aeroporto 120 minutos antes da hora prevista para a partida. Formalidades de embarque e partida em voos regulares com destino a Vilnius, via uma cidade de ligação. Chegada e transporte por conta própria para o Hotel Radisson Blu Lietuva (4*) ou similar (consultar suplemento de transfere). Alojamento.

2º Dia – VILNIUS
Pequeno-almoço no hotel. De manhã visita panorâmica da capital da Lituânia, fundada em 1323 pelo Grão-Duque Gediminas. A cidade foi durante séculos uma encruzilhada de caminhos e entreposto comercial. Por ela passaram os comerciantes de Hansa, assim como diferentes povos invasores que ocuparam o país ao longo da sua história: alemães, polacos, suecos, russos… Vilnius foi também quartel-general dos exércitos franceses de Napoleão quando este tentou invadir a Rússia. Esta influência multicultural deixou as suas marcas tanto ao nível da arquitetura da cidade, como na diversidade das suas igrejas, ortodoxas, católicas e protestantes. Durante a visita panorâmica poderá admirar o magnífico bairro antigo, a Catedral de Vilnius, a Igreja de Pedro e Paulo, a Igreja de Santa Ana, a Universidade fundada em 1579, uma das mais antigas da Europa de Leste, a Torre do Castelo de Gediminas e a Porta de Alba. De tarde poderá optar por participar numa excursão opcional a Trakai, a capital medieval da Lituânia, com o Castelo de Trakai, localizado numa ilha no meio do Lago Galve. Alojamento.

3º Dia – VILNIUS / SIAULIAI / RUNDALE / RIGA
Após o pequeno-almoço no hotel, saída em direção a Siauliai para se visitar a misteriosa “Colina das Cruzes”, onde os peregrinos se deslocavam para colocar as suas cruzes e terços, desde o séc. XIV, como sinal de identidade religiosa e nacional. Continuação da nossa viagem. Após a passagem da fronteira com a Letónia, chegaremos a Rundale. Visita ao Palácio de Rundale, construído em 1740 por Bartolomeu Rastrelli, principal arquiteto de São Petersburgo, por ordem do Duque da Curlândia, Ernest Johann Von Biron. É um belíssimo exemplo de estilo barroco, hoje em dia usado pelas autoridades do país para alojar chefes de Estado estrangeiros. Chegada a Riga e alojamento no Hotel Radisson Blu Latvija (4*) ou similar.

4º Dia – RIGA
Pequeno-almoço no hotel. Durante a manhã visita panorâmica da capital da Letónia, a maior e mais cosmopolita das 3 capitais bálticas. Situada nas margens do rio Daugava ou Dvina, a 10 Km do mar Báltico, Riga foi fundada pelo arcebispo de Bremen, Albert Von Buxhoeveden, chegado aqui em 1201, à frente de um exército para converter à força as tribos bálticas ao cristianismo. Após a sua ocupação pelo czar Pedro “o Grande” em 1721, Riga sofreu um grande desenvolvimento económico, chegando a ser a terceira cidade do Império Russo. Depois de um breve período de independência (1920-1940), Riga foi incorporada na União Soviética juntamente com as 3 repúblicas bálticas. Capital da Letónia independente desde 1991, a cidade recuperou o seu antigo esplendor. As suas calçadas, perfeitamente conservadas, preservando o ambiente medieval que a caracteriza. Visita do Castelo de Riga; da Catedral de Domo, a maior dos países bálticos, joia gótica construída em 1211; a Igreja de São Pedro; os Portões Suecos; as Casas dos Grémios; e o Monumento à Liberdade. De tarde poderá optar por uma excursão opcional Jurmala, região costeira com as belíssimas praias de areia fina e famosa pela sua típica e particular arquitetura em madeira. Alojamento.

5º Dia – RIGA
Pequeno-almoço no hotel. Dia inteiramente livre na cidade de Riga. Recomendamos a excursão opcional à preciosa cidade de Sigulda, ao Parque Nacional Vale de Gauja, um dos mais belos locais da Europa Central, fundado em 1973 para proteger a excecional beleza da região, ao Castelo de Turaida, construído em 1214, sobrevivente de numerosas guerras, incêndios e destruições. Alojamento.

6º Dia – RIGA / TALLINN
Pequeno-almoço no hotel. Partida em direção à cidade costeira de Parnu, situada 130km a sul de Tallinn, na foz do rio Parnu, nas margens do mar Báltico, e conhecida como a “capital de verão” da Estónia devido à sua grande animação durante o período estival. O resto do trajeto até Tallinn será por entre os bosques verdejantes do norte da Estónia. Chegada a Tallinn e alojamento no Hotel Radisson Blu Olympia (4*) ou similar.

7º Dia – TALLINN
Pequeno-almoço no hotel. De manhã, visita panorâmica da capital da Estónia. Ainda que haja vestígios de civilização desde o segundo milénio AC, a cidade foi oficialmente fundada em 1219 pelos invasores dinamarqueses, o que explica o seu nome, que em estónio significa “cidade de dinamarqueses”. Seguiram-se os cavaleiros teutónicos, de origem alemã, cujos descendentes configuraram o principal núcleo de população até finais do séc. XIX. Apesar de fazer parte da Suécia a partir de 1561 e da Rússia a partir de 1710, a maioria da população continuava a ser alemã, o que influenciou tanto na arquitetura como na religião, maioritariamente luterana. Após a independência, recuperada em 1991, a cidade foi restaurada e é atualmente uma das mais belas capitais europeias. Admiraremos o bairro antigo medieval, declarado Património da Humanidade pela UNESCO, dividido em 3 zonas: Toompea, ou a “colina da catedral”; a Cidade Velha; e a Cidade Estónia. Apreciaremos a beleza imponente da Catedral ortodoxa Alexander Nevsky, construída em 1900; e do Castelo de Toompea, sede do Parlamento estónio. De tarde poderá optar por participar numa excursão opcional ao Parque de Kadriorg e a Kumu, o novo Museu de Arte da Estónia. Alojamento.

8º Dia – TALLINN / HELSÍNQUIA
Pequeno-almoço no hotel. Manhã livre. De manhã poderá optar por participar numa excursão opcional ao Parque Nacional de Lahemaa. Em hora a indicar localmente transporte para o porto para embarcar no ferry com destino a Helsínquia e desfrutar da viagem através do Mar Báltico até à capital da Finlândia. Chegada, desembarque e transporte para o Hotel Glo Art Helsinki (4*) ou similar. Alojamento.

9º Dia – HELSÍNQUIA
Pequeno-almoço no hotel. De manhã, visita panorâmica da capital finlandesa, também conhecida como “A Filha do Báltico”. Destaque para a zona circundante do porto, a praça do Senado, a catedral Luterana, a avenida central de Mannerheim, o edifício do Parlamento, a Praça Finlândia, o Monumento de Sibelius e a Igreja Temppeliaukio, conhecida por “Igreja de Pedra”, por ser escavada na rocha (entrada interdita durante as cerimónias religiosas). De tarde poderá optar por participar numa excursão opcional à Fortaleza de Suomenlinna, tesouro cultural cuja construção se iniciou no séc. XVIII, como fortaleza marítima. Situada numa ilha, a fortaleza é uma atração única para os visitantes. Alojamento.

10º Dia – HELSÍNQUIA / LISBOA ou PORTO
Pequeno-almoço no hotel. Transporte para o aeroporto por conta própria, onde deverá comparecer 120 minutos antes da hora prevista para a partida do voo (consultar suplemento de transfere). Formalidades de embarque e saída em voos regulares com destino a Lisboa ou Porto, via uma cidade de ligação. Chegada a Portugal ao final do dia.

FIM DA VIAGEM
 

Inclui:

Passagem aérea em classe económica para percurso Porto ou Lisboa / Cidade de Ligação / Vilnius – Helsínquia / Cidade de Ligação / Lisboa ou Porto, em voos regulares, com direito ao transporte de 20 Kg de bagagem (1 mala);

9 Noites de alojamento em hotéis de 4* incluindo o pequeno-almoço;

Todas as visitas mencionadas no itinerário acompanhadas por guias locais falando espanhol;

Todas as entradas mencionadas no programa;

Todos os impostos aplicáveis;

Taxas de aeroporto e combustível;

Seguro Multiviagem PVFM Plus2K+COVID+CIV.

Não inclui:

Gratificações (bagageiros, motoristas, guias e restaurantes);

Transporte do aeroporto ao hotel e vice-versa;

Tudo o que não esteja como incluído de forma expressa;

Despesas de carácter particular designados como extras.

Notas:

Notas Importantes: Os valores apresentados poderão sofrer eventuais alterações em caso de significativas oscilações cambiais, de custos de combustível e/ou taxas.

O suplemento de Meia Pensão indicado é do 1º ao 7º dia (7 jantares).