Polónia e Báltico | 13 Dias desde 2048.00 €
Polónia
1 - Requisitos de entrada
Os cidadãos portugueses estão isentos de visto, sendo obrigatória a apresentação de bilhete de identidade, cartão de cidadão ou passaporte válido nos postos fronteiriços.
2 - Vacinas
O Cartão Europeu de Saúde é aceite na rede de unidades de saúde e hospitais públicos da Polónia.
3 - Moeda
A moeda oficial é o Zloty (PLN). As caixas automáticas estão generalizadas nas grandes cidades. É possível efetuar levantamentos com cartões multibanco portugueses. Os cartões de crédito (Visa, Mastercard, American Express, Diners Club, Maestro, etc.) são aceites na maioria dos estabelecimentos das principais cidades polacas. As principais divisas podem ser trocadas nos bancos e nos cambistas (denominados “kantor”, em polaco).
4 - Idioma
A língua oficial é o polaco.
5 - Diferença Horária
UTC/GMT +01:00
6 - Eletricidade
220 V / 50 Hz, tomadas tipo C e F
7 - Clima
O clima da Polónia é caracterizado por Verões quentes e Invernos muito frios, A chuva é presença constante ao longo do ano. A melhor época do ano para visitar a Polónia é entre Maio e Setembro quando as temperaturas são mais amenas. O guarda-chuva pode ser útil em qualquer estação do ano.
Lituania, Letónia e Estónia
1 - Requisitos de entrada
Os cidadãos portugueses necessitam de Cartão de Cidadão para visitar o país.
2 - Vacinas
Não é necessário a toma de qualquer de vacinas. O Cartão Europeu de Saúde é aceite na rede de unidades de saúde e hospitais públicos.
3 - Moeda
A moeda oficial é o euro (EUR). Os cartões de débito e de crédito são aceites na grande maioria dos hotéis, restaurantes, lojas e outros estabelecimentos comerciais. A rede ATM tem uma boa cobertura em todo o território.
4 - Diferença Horária
UTC/GMT +3 hora
5 - Eletricidade
220 V e 125 V, 50 Hz
6 - Clima
Com variações térmicas consideráveis. Os verões são quentes e a primavera e o outono são geralmente suaves. O inverno, que vai de novembro a meados de março, pode ser bastante frio. A melhor época para visitar a estes paises é no final da Primavera e no Verão (Maio a Setembro), que são os meses mais quentes, embora possam ocorrer aguaceiros neste período. Sendo esta a época do ano mais chuvosa, é aconselhável levar guarda-chuva e impermeável na bagagem, mas também um agasalho, já que pode arrefecer nalgumas noites de Verão. Se o factor mais importante for a beleza da paisagem, então as estações da Primavera e do Outono são as mais fascinantes, dadas as cores que cobrem todo o território.
Itinerário
1º Dia – LISBOA ou PORTO / CRACÓVIA
Comparência no aeroporto 120 minutos antes da partida. Formalidades de embarque e partida em voos regulares com destino a Cracóvia, via uma cidade de ligação. Chegada e transporte por conta própria para o Hotel Golden Tulip Krakow City Centre (4*) ou similar (consultar suplemento de transfere). Alojamento.
2º Dia – CRACÓVIA
Pequeno-almoço no hotel. De manhã, visita da cidade de Cracóvia, antiga capital da Polónia e que teve um papel importante na vida do país no séc. XI a XVI, mas ainda hoje considerada a capital cultural. Durante a visita oportunidade para admirar a parte antiga com a Praça do Mercado, com edifícios com mais de 700 anos, entre eles a Igreja de Sta. Maria com o seu famoso altar-mor em madeira; a Universidade de Jagiellonian; nas margens do rio Vístula que atravessa a cidade alcançamos a colina de Wawel, onde se encontra o Palácio Real e a Catedral. De tarde poderá optar pela visita opcional à famosa mina de sal em Wieliczka, um mundo subterrâneo de rara beleza com galerias e capelas, declarado Património da Humanidade pela UNESCO. Regresso ao hotel e alojamento. Alojamento.
3º Dia – CRACÓVIA / VARSÓVIA
Pequeno-almoço no hotel. Manhã livre ou possibilidade de fazer a visita opcional ao Museu Memorial de Auschwitz-Birkenau. Ao inicio da tarde, transporte à estação de caminho-de-ferro de Cracóvia e partida de comboio para capital, Varsóvia. Chegada à estação de caminho-de-ferro de Varsóvia e transporte para o Hotel Radisson Blu Sobieski (4*) ou similar. Alojamento.
4º Dia – VARSÓVIA
Pequeno-almoço no hotel. Manhã dedicada à descoberta da capital da Polónia, cidade rica em museus, galerias, palácios, ruas plenas de cor e alegria, onde músicos e pintores se confundem. Visita guiada que incluirá a parte antiga da cidade, reconstruída a partir das ruínas da II Grande Guerra Mundial. Destaque para a Praça do Castelo; o Castelo Real; a Praça do Mercado da Cidade Antiga; a Catedral de São João, onde eram coroados os reis da Polónia; a Barbicana; e o Caminho Real, com os seus palácios, residências aristocratas, estátuas famosas e igrejas históricas. De tarde poderá optar pela visita opcional ao Parque Real de Lazienki, com um belo palácio construído sobre a água, no meio de um pequeno lago. Alojamento.
5º Dia – VARSÓVIA / BIALYSTOK
Pequeno-almoço no hotel. Saída de Varsóvia logo pela manhã através da grande área florestal da Polónia até à região de Podlasie e Bialowieza. Esta zona florestal representa a antiga floresta que outrora cobria toda a Europa. Visitaremos o Parque Nacional Bialowieza e a famosa Reserva Europeia de Bisontes. Após uma breve caminhada pelos trilhos naturais, seguiremos para Biaylistok. Chegada e alojamento no Hotel Ibis Styles Bialystok (3*) ou similar. Ao final da tarde visita panorâmica da cidade e do emblemático Castelo Branicki. Alojamento.
6º Dia – BIALYSTOK / VILNIUS
Pequeno-almoço no hotel. Saída do hotel ao longo da orla oriental da Masúria, onde podemos admirar inúmeros lagos e interessantes povoações. Entrada na Lituânia e continuação até Kaunas, antiga capital do país, onde faremos uma breve paragem para passear pela parte antiga, com o edifício da Camara Municipal e a Catedral Gótica. De seguida, seguimos para leste com destino a Vilnius. Chegada e alojamento Hotel Radisson Blu Lietuva (4*) ou similar.
7º Dia – VILNIUS
Pequeno-almoço no hotel. De manhã visita panorâmica da capital da Lituânia, fundada em 1323 pelo Grão-Duque Gediminas. A cidade foi durante séculos uma encruzilhada de caminhos e entreposto comercial. Por ela passaram os comerciantes de Hansa, assim como diferentes povos invasores que ocuparam o país ao longo da sua história: alemães, polacos, suecos, russos… Vilnius foi também quartel-general dos exércitos franceses de Napoleão quando este tentou invadir a Rússia. Esta influência multicultural deixou as suas marcas tanto ao nível da arquitetura da cidade, como na diversidade das suas igrejas, ortodoxas, católicas e protestantes. Durante a visita panorâmica poderá admirar o magnífico bairro antigo, a Catedral de Vilnius, a Igreja de Pedro e Paulo, a Igreja de Santa Ana, a Universidade fundada em 1579, uma das mais antigas da Europa de Leste, a Torre do Castelo de Gediminas e a Porta de Alba. De tarde poderá optar por participar numa excursão opcional a Trakai, a capital medieval da Lituânia, com o Castelo de Trakai, localizado numa ilha no meio do Lago Galve. Alojamento.
8º Dia – VILNIUS / SIAULIAI / RUNDALE / RIGA
Após o pequeno-almoço no hotel, saída em direção a Siauliai para se visitar a misteriosa “Colina das Cruzes”, onde os peregrinos se deslocavam para colocar as suas cruzes e terços, desde o séc. XIV, como sinal de identidade religiosa e nacional. Continuação da nossa viagem. Após a passagem da fronteira com a Letónia, chegaremos a Rundale. Visita ao Palácio de Rundale, construído em 1740 por Bartolomeu Rastrelli, principal arquiteto de São Petersburgo, por ordem do Duque da Curlândia, Ernest Johann Von Biron. É um belíssimo exemplo de estilo barroco, atualmente usado pelas autoridades do país para alojar chefes de Estado estrangeiros. Chegada a Riga e alojamento no Hotel Radisson Blu Latvija (4*) ou similar.
9º Dia – RIGA
Pequeno-almoço no hotel. Durante a manhã visita panorâmica da capital da Letónia, a maior e mais cosmopolita das 3 capitais bálticas. Situada nas margens do rio Daugava ou Dvina, a 10km do mar Báltico, Riga foi fundada pelo arcebispo de Bremen, Albert Von Buxhoeveden, chegado aqui em 1201, à frente de um exército para converter à força as tribos bálticas ao cristianismo. Após a sua ocupação pelo czar Pedro “o Grande” em 1721, Riga sofreu um grande desenvolvimento económico, chegando a ser a terceira cidade do Império Russo. Depois de um breve período de independência (1920-1940), Riga foi incorporada na União Soviética juntamente com as 3 repúblicas bálticas. Capital da Letónia independente desde 1991, a cidade recuperou o seu antigo esplendor. As suas calçadas, perfeitamente conservadas, preservando o ambiente medieval que a caracteriza. Visita do Castelo de Riga; da Catedral de Domo, a maior dos países bálticos, joia gótica construída em 1211; a Igreja de São Pedro; os Portões Suecos; as Casas dos Grémios; e o Monumento à Liberdade. De tarde poderá optar por uma excursão opcional Jurmala, região costeira com as belíssimas praias de areia fina e famosa pela sua típica e particular arquitetura em madeira. Alojamento.
10º Dia – RIGA
Pequeno-almoço no hotel. Dia inteiramente livre na cidade de Riga. Recomendamos a excursão opcional à preciosa cidade de Sigulda, ao Parque Nacional Vale de Gauja, um dos mais belos locais da Europa Central, fundado em 1973 para proteger a excecional beleza da região, ao Castelo de Turaida, construído em 1214, sobrevivente de numerosas guerras, incêndios e destruições. Alojamento.
11º Dia – RIGA / TALLINN
Pequeno-almoço no hotel. Partida em direção à cidade costeira de Parnu, situada 130km a sul de Tallinn, na foz do rio Parnu, nas margens do mar Báltico, e conhecida como a “capital de verão” da Estónia devido à sua grande animação durante o período estival. O resto do trajeto até Tallinn será por entre os bosques verdejantes do norte da Estónia. Chegada a Tallinn e alojamento no Hotel Radisson Blu Olympia (4*) ou similar.
12º Dia – TALLINN
Pequeno-almoço no hotel. De manhã, visita panorâmica da capital da Estónia. Ainda que haja vestígios de civilização desde o segundo milénio AC, a cidade foi oficialmente fundada em 1219 pelos invasores dinamarqueses, o que explica o seu nome, que em estónio significa “cidade de dinamarqueses”. Seguiram-se os cavaleiros teutónicos, de origem alemã, cujos descendentes configuraram o principal núcleo de população até finais do séc. XIX. Apesar de fazer parte da Suécia a partir de 1561 e da Rússia a partir de 1710, a maioria da população continuava a ser alemã, o que influenciou tanto na arquitetura como na religião, maioritariamente luterana. Após a independência, recuperada em 1991, a cidade foi restaurada e é atualmente uma das mais belas capitais europeias. Admiraremos o bairro antigo medieval, declarado Património da Humanidade pela UNESCO, dividido em 3 zonas: Toompea, ou a “colina da catedral”; a Cidade Velha; e a Cidade Estónia. Apreciaremos a beleza imponente da Catedral ortodoxa Alexander Nevsky, construída em 1900; e do Castelo de Toompea, sede do Parlamento estónio. De tarde poderá optar por participar numa visita opcional ao Parque de Kadriorg e a Kumu, o novo Museu de Arte da Estónia. Alojamento.
13º Dia – TALLINN / LISBOA ou PORTO
Pequeno-almoço no hotel. Transporte por conta própria para o aeroporto de Tallinn onde deverá comparecer 120 minutos antes da hora prevista para a partida (consultar suplemento de transfere). Formalidades de embarque e partida em voos regulares com destino a Lisboa ou Porto, via uma cidade de ligação. Chegada a Portugal ao final da tarde.
FIM DA VIAGEM
Inclui:
Passagem aérea em classe económica para percurso Lisboa ou Porto / Cidade de Ligação / Cracóvia - Tallinn / Cidade de Ligação / Lisboa ou Porto, em voos regulares, com direito ao transporte de 20 Kg de bagagem (1 mala);
12 Noites de alojamento em hotéis 3*|4*, em quarto com banho, incluindo o pequeno-almoço;
Todos os transportes, visitas e entradas mencionadas no itinerário, acompanhadas por guia local em espanhol;
Todos os impostos aplicáveis;
Taxas de aeroporto e combustível;
Seguro Multiviagens PVFM Plus3K+COVID+CIV.
Não inclui:
Gratificações (bagageiros, motorista, guia e restaurantes);
Transporte do aeroporto ao hotel e vice-versa (consultar suplemento);
Tudo o que não esteja como incluído de forma expressa;
Despesas de carácter particular designados como extras.
Notas:
Notas Importantes: Os valores apresentados poderão sofrer eventuais alterações em caso de significativas oscilações de custos de combustível e/ou taxas.